O que é a NATO?

A NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte) é uma aliança político-militar entre países da Europa e América do Norte, fundada em 1949 para garantir a segurança e a defesa coletiva dos seus membros. Nesse ano, apenas faziam parte desta organização a Bélgica, o Canadá, a Dinamarca, os Estados Unidos, a França, a Holanda, a Islândia, a Itália, o Luxemburgo, a Noruega, Portugal e o Reino Unido.

            Os ataques do 11 de setembro nos Estados Unidos levaram a NATO a invocar o artigo 5º de defesa mútua. O artigo afirma que qualquer ataque a um dos membros será considerado um ataque a todos os membros.

            A 4 de abril de 1849, a NATO é criada em resposta ao receio de expansão da União soviética pelo continente europeu.

            A NATO é também conhecida simplesmente por “Aliança Atlântica”.

            No fim da II Guerra Mundial, Portugal não perdera nada de seu. Apenas Timor tinha sido invadido e ocupado, primeiro por holandeses e australianos e, depois, por japoneses. A firme determinação do governo português, de então, fez retornar o território a Portugal, em 29 de setembro de 1945, quando uma força militar, ida de Moçambique, ali desembarcou.

            A União Soviética manteve os seus exércitos recusando-se a sair de todos os territórios que tinha ocupado na sua ofensiva sobre Berlim, ao mesmo tempo que tentava implantar regimes comunistas em todos os países de Leste.

            Pode-se dividir a história da NATO em 3 fases:

            – a primeira decorre desde a sua fundação, em 4 de abril de 1949 até a queda do Muro de Berlim, em novembro de 1991;

            – a segunda, desde essa data até 11 de setembro de 2001;

            – a terceira, desde então até aos dias de hoje;

            A sede da NATO começou por ser em Paris, mas mudou para Bruxelas, em 1967, após a França ter decidido abandonar a estrutura militar da Aliança, em 1966, retornando 30 anos depois.

            A NATO veio a intervir militarmente, pela primeira vez na sua história na Bósnia e Herzegovina, em 1995. Portugal participou naquela operação, a partir de 1996, com o efetivo de um batalhão.

            Em Lisboa, foi criado o cargo de secretário-geral da NATO como chefe civil da organização. Lord Ismay foi o primeiro nomeado para o cargo.

            Os esforços de expansão da NATO são vistos pelos líderes de Moscovo como uma tentativa de cercar e isolar a Rússia.

Trabalho pesquisado por

José Nelson Rodrigues Pimenta

Centro de Dia da Penteada

Setembro 2025