O livro que condicionou a minha vida

Tenho muitos livros dos quais eu gosto muito. Porém, quando eu era adolescente, deparei-me com um livro notável no meu caminho que me atraiu muito e me levou a escolher uma profissão para toda a vida. Era uma história escrita por Alistair McLean intitulada HMS Ulysses.

O romance apresenta o HMS Ulysses, um cruzador ligeiro muito bem armado e que é um dos navios mais rápidos do mundo inteiro.

A sua tripulação é empurrada muito além dos limites da resistência e o livro começa no rescaldo de um motim a bordo.

HMS Ulysses foi enviado novamente para o mar para escoltar FR-77, um comboio vital que se dirige para Murmansk. Os tripulantes são assolados por inúmeros desafios: uma tempestade ártica, invulgarmente feroz, navios alemães e submarinos, bem como ataques aéreos. Todos esses acontecimentos reduzem, lentamente, o comboio de 32 para apenas cinco navios…

HMS Ulysses é afundado numa tentativa falhada de abalroar um cruzador pesado alemão, depois de todas as suas outras armas terem sido destruídos.

Desde muito jovem que me interessava pela arte da cooperação entre as pessoas, especialmente na tripulação de um navio ou iate.

O livro HMS Ulysses mostra a maravilhosa arte do comando, compaixão no sofrimento, fraternidade na batalha e a brutal realidade da guerra no mar. Tudo isso parece diferente na perspetiva da tripulação de um navio e na mente dos almirantes…

No livro, temos um exemplo gritante do abuso de poder e do preço pago pela própria morte: mais de 350 homens por apontarem incompetência e excesso de zelo malicioso de um comandante superior. A narrativa é magistralmente conduzida por McLean.

Este livro atrai-nos de um modo singular e força-nos a ter reflexões extraordinários com lágrimas nos olhos.

Título: O livro que condicionou a minha vida

Categoria do artigo: texto de aluno

Autor: Arcadiusz Radołsaw

Escola Básica e Secundária com PE e Creche Prof. Dr. Francisco Freitas Branco