A Páscoa
A Páscoa é uma celebração do calendário religioso cristão em memória da crucifição e da ressurreição de Jesus Cristo. A celebração cristã inspirou-se numa comemoração judaica chamada de pesach, que acontecia na mesma época em que Jesus foi crucificado e ressuscitou, e era a lembraça da libertação dos hebreus da escravidão no Egito.
Uma característica bem conhecida da Páscoa é que a sua celebração é móvel e, portanto, todos os anos é realizada numa data diferente. Os critérios usados para definir essa data foram estabelecidos pelas autoridades da Igreja Católica no Concilio de Niceia, no seculo IV d.c. .
Também é uma festa cheia de tradições.
Em Portugal, a população católica recebe a visita do “compasso pascal” nos dias depois da Páscoa. O compasso é composto por um pequeno grupo de fiéis que percorrem as ruas com uma cruz e um pequeno sino para anunciar a sua chegada. Quando convidados a entrar nas casas, benzem o lar e os moradores.
Neste ponto não podemos esquecer as tradições gastronómicas. O pão de ló, o folar, as amêndoas e os ovos de Páscoa são alguns dos doces tradicionais desta época, sem esquecer-me da colomba, mas isto é um doce típico da Itália. Os ovos são um importante elemento das tradições relacionadas com a Páscoa e podem ser trocados como presentes, ou, no caso das crianças, usa-se a brincadeira de procurá-los dentro de um certo espaço delimitado.
A Páscoa é mesmo a reunião da família, sendo um momento de confraternização e de alegria. É um momento para provar as comidas típicas como o borrego, o cabrito, os folares e as amêndoas. O ambiente é de partilha e de convívio.
Celebrar a Páscoa é dar continuidade a esses costumes.
Título: A Páscoa
Categoria do artigo: texto de aluno
Autora: Duilia Graziano
Escola Básica e Secundária com PE e Creche Prof. Dr. Francisco Freitas Branco