Visita de Estudo
Visita ao Jardim Botânico e ao Núcleo Museológico da Boa Nova
O Jardim Botânico foi criado a 30 de abril de 1960.
É uma instituição científica que se dedica ao estudo e conservação da riquíssima flora da Madeira.
Nos seus jardins apresenta uma importante coleção de plantas originárias de diferentes regiões do mundo, desde as taigas mais frias até aos desertos mais quentes, sem esquecer as plantas indígenas da Madeira.
Tem uma área de 8 ha, ou seja, 80000 m2.
Fica na margem esquerda da Ribeira de João Gomes, e a uma cota entre os 150 m e os 300 m.
Na Madeira existem 12226 espécies indígenas. Destas espécies, 123 são endémicas, isto é, exclusivas da Madeira.
No jardim existem 2 áreas com plantas indígenas da Madeira, uma próxima do edifício principal, e outra de menor extensão, na zona inferior, junto ao anfiteatro. Nesta última, as plantas indígenas estão organizadas de acordo com diferentes tipos de vegetação. vegetação do litoral, Laurissilva, vegetação de altitude, vegetação do Porto SANTO, Desertas e Selvagens.
No dia 27de março os formandos do 1º ciclo do ensino recorrente da EBPEC- Caniçal e EBPEC-Machico tiveram oportunidade de visitar estre belo espaço acompanhados dos professores: Carlos Cabral, Carla Dias e Cristina Pinto.
De seguida, deslocámo-nos ao Núcleo Museológico da Boa Nova. Todo o acervo do núcleo de arte popular ´é propriedade do grupo de folclore e etnográfico da Boa Nova.
É um espaço onde se pode reviver a arte antiga do povo madeirense, no que diz respeito às ferramentas do linho e da lã, os trajes madeirenses e ainda utensílios usados nos campos.
No final, a satisfação pela visita estava bem estampada no rosto de todos, pois fora uma manhã profícua e enriquecedora.