Comer bem e bem comer – saber distinguir, fará a nossa saúde, fortalecer!

EB1/PE Lombo dos Canhas, Ponta do Sol

O Dia Mundial da Alimentação é comemorado no dia 16 de outubro, e teve início em 1981. É atualmente celebrado em mais de 150 países, como uma importante data para consciencializar a opinião pública sobre questões relativas à nutrição e à alimentação.

Os formandos tiveram a oportunidade de realizar algumas pesquisas acerca do tema, fundamentando as suas escolhas e opiniões pessoais, com base em evidências comprovadas. Assim, puderam concluir que alimentar-se de forma saudável e equilibrada é essencial para garantir uma boa qualidade de vida. Isto porque, para além de fornecer energia e bem-estar geral, através de uma boa alimentação é possível prevenir e combater doenças, manter o peso corporal saudável e ter um bom desenvolvimento físico e mental. Deste modo, elaboraram uma roda dos alimentos exemplificativa, como forma de representação de escolhas conscientes e equilibradas; para completar a tarefa, os diversos alimentos pesquisados, foram traduzidos para Língua Inglesa.

De modo a garantir os benefícios de uma alimentação saudável e para conseguir fazer as escolhas alimentares mais adequada às suas necessidades (idade, estilo de vida, história clínica), os formandos chegaram à conclusão de que, por vezes, é essencial que se procure a ajuda especializada de um Nutricionista, pois este é o profissional de saúde indicado para auxiliar no processo de aquisição de hábitos alimentares mais saudáveis. Aliada a esta indicação, a prática desportiva ou de manutenção de um estilo de vida ativo, é, também uma referência de valor para um modo de vida mais saudável.

Finalmente, para que se pudesse comprovar que o processo de elaboração de determinados pratos gastronómicos, pode ser alterado para que este possa ser mais equilibrado nutricionalmente, foram realizadas espetadas de fruta e waffles, recorrendo a alimentos menos calóricos.

Comer bem nem sempre é sinónimo de bem comer: o mais importante é sabermos o que comemos e controlarmos as quantidades certas!