O PRIMEIRO PERÍODO LETIVO: APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS

O primeiro período letivo foi um tempo fantástico e enriquecedor, atendendo a que participámos em atividades muito diversificadas.

Nas aulas com as novas tecnologias de informação e comunicação aprendemos a utilizar a Dropbox, a trabalhar com o processador de texto Word, a digitar e a formatar os textos, a partilhar ficheiros no Facebook, a realizar pintura digital no programa Paint e a utilizar os motores de busca na internet. Estas atividades foram muito relevantes para nós. De frisar que recorremos ao Facebook para comunicarmos com os nossos familiares e amigos e partilharmos as atividades dinamizadas na turma. Recorremos também ao Youtube nas aulas de Mundo Atual para enriquecermos a nossa aprendizagem com vídeos temáticos e debates.

Neste período letivo, participámos também em vários saraus temáticos, nos quais a declamação de poemas, a leitura de lendas, a pesquisa/estudo de provérbios e o convívio entre todos os formandos e o professor foram privilegiados. Deste modo, pudemos praticar, aperfeiçoar a leitura e a escrita de textos.

No que respeita à matemática, destacamos as atividades com os quadrados mágicos e as curiosidades matemáticas. Foram atividades dinâmicas e cativantes que implicaram o raciocínio e o trabalho de equipa.

Ao finalizarmos este período escolar, realizámos uma retrospetiva sobre o que de mais relevante efetuámos. Assim, destacamos as seguintes datas:

Logo no primeiro dia de aulas, 16 de setembro, dinamizámos um convívio entre a turma e o docente. Foi um momento inesquecível.

No dia 31 de outubro, comemorámos o Dia do Pão por Deus na nossa escola com as turmas do 1.º ciclo. Foram atividades nas quais a partilha, a amizade e o convívio salutar foram privilegiados. Foi um momento de grande satisfação pois nesse convívio partilhámos experiências muito enriquecedoras com as crianças e adultos. De relevar que em certos momentos festivos estiveram presentes alguns dos nossos familiares.

No âmbito do Programa Eco-Escolas, colaborámos na ecorrecolha de pilhas, embalagens, tinteiros, caricas de plástico, pequenos eletrodomésticos e rolhas de cortiça com as restantes turmas da escola para a manutenção de um ambiente sustentável.

No dia 8 de novembro, realizámos uma visita de estudo à exposição de pintura: “Revoltas e Motins da História da Madeira e Porto Santo” que esteve patente ao público na Sala de Exposições dos Paços do Concelho do Porto Santo.

No dia 20 de novembro, efetuámos uma visita de estudo às atividades da comemoração do: “XXX Aniversário da Casa Colombo – Museu do Porto Santo”, que decorreu no Salão Nobre, Sala de Exposições dos Paços do Concelho e no jardim e anfiteatro da Casa Colombo – Museu do Porto Santo.

No dia 21 de novembro, recebemos a visita do Coordenador da Proteção Civil, Dr. Artur Oliveira, na nossa sala para nos sensibilizar para as responsabilidades/competências desta instituição e alertar para a prevenção de perigos, principalmente nesta quadra natalícia. Foi uma atividade muito relevante.

No dia 9 de dezembro, organizámos um jantar e convívio no Restaurante: “Quinta da Tamargueira”. Foi um momento de união e confraternização sincera e amiga entre os alunos, os seus familiares e o nosso professor.

Nos dias 11 e 17 de dezembro, no Largo das Palmeiras, junto ao presépio da cidade, participámos na apresentação do programa da Festa de Natal da nossa escola e declamámos um poema intitulado: “Natal de Luz”. Foi uma festa repleta de cor e de luz. Todos estavam felizes!

No dia 12 de dezembro de 2019, pelas quinze horas e trinta minutos, realizámos uma visita de estudo à Praia do Ribeiro Salgado com o objetivo de celebrarmos um dos valores do nosso Projeto Educativo: a “Consciência Ambiental” e conhecermos a flora e a fauna da praia do Porto Santo. Foi uma visita de estudo muito interessante.

No dia 13 de dezembro, realizámos um convívio de Natal no Snack Bar: “Mais Sabor”. Foi um momento único e de grande confraternização.

De realçar que ao longo deste período realizámos com a turma do terceiro ano de escolaridade uma atividade intergeracional, denominada “Ludoteca”. Nessa atividade, realizámos jogos de cartas, dominó, semáforo, entre outras com as crianças dessa turma. Foi uma atividade fascinante e muito enriquecedora.

Por agora despedimo-nos, formulando votos de umas excelentes férias de Natal repletas de felicidade, paz, amizade e muita saúde.

Um abraço forte dos amigos,

Alunos do 1.º CEB Recorrente da EB1 com PE e Creche do Porto Santo e Prof. Raimundo Vasconcelos