A língua que eu mais gosto

Falada em 21 países, a língua de que mais gosto é o espanhol, embora dizer isto seja difícil para mim, porque gosto de aprender línguas.

A grande maioria do espanhol é lida como se escreve e isso permite que o som e o ritmo sejam bastante atrativos, a riqueza silábica e sintática é uma delícia, sem esquecer grandes mestres da narrativa que no meu caso é obrigatório mencionar figuras como como Gabriel García Márquez e Álvaro Mutis fazem da leitura em espanhol um exercício de poesia, de metáforas, de mundos cheios de realismo e de experiências que só em espanhol poderiam ser narradas de forma tão fantástica.

Não me vejo a escrever poesia em alemão ou em inglês, a poesia como língua da minha alma corre-me nas veias apenas em espanhol, e a partir disto Júlio Cortázar ou Pablo Neruda deram um exemplo magnífico de como os versos podem fazer viver cenas com todos os 5 sentidos.

E não vamos falar de canto, quem está a aprender espanhol percebe como cantar o ritmo se torna mais cativante e aprender-se a falar espanhol quando se deixa as melodias circularem pelo corpo e a convidarem-nos para dançar mesmo que não se saiba coordenar os pés.

Em síntese, a língua espanhola é tão versátil que pode ser tão enfática e contundente como suave e afetuosa, aquele arco-íris de tons e melodias que algumas línguas não permitem com tanta flexibilidade, será porque o espanhol é um reflexo do que está no coração das pessoas.

Embora a língua espanhola tenha origem no latim, é clara a influência das línguas germânicas e árabes, a isto acrescento com absoluta certeza como as influências indígenas e africanas são percebidas no espanhol. Como podem ver, uma panóplia cultural, que sem dúvida, fascina.

Por isso para terminar só tenho a referir que aprender uma língua é amá-la, só quando se deixa de ver o quão difícil pode ser aprender uma língua e se permite apaixonar por ela, é que os obstáculos se tornam mais leves, é quase um laço que vai desde o ódio e a resistência ao amor e à alegria onde gosto de aprender e comunicar em qualquer lugar e com vários tipos de pessoas.

Título: A língua que eu mais gosto

Categoria do artigo: texto de aluno

Autora: Milena Fuentes

Escola Básica e Secundária com PE e Creche Prof. Dr. Francisco Freitas Branco