Pão por Deus
Tradição antiga do nosso povo que permitia aos pobres bater às portas dos nobres para pedir algo que matasse a fome evitando o risco de que essa súplica lhes fosse negada. Afinal, a soberba das classes afortunadas era subjugada nesse que era o “Dia de Todos os Santos”. Quem se recusaria a ajudar o próximo nessa data, correndo o risco de sofrer a ira de Deus?
Os tempos passaram , as crenças foram mudando, as necessidades e a tradição… nada é igual a outrora! Agora, são as crianças que pedem o Pão por Deus e, felizmente, o que as move não é a fome, mas sim a alegria de poder celebrar uma tradição agradável!
Espero não estar a maçar-te amigo leitor! Na verdade, venho dar-te apenas a conhecer o trabalho que os alunos do ensino recorrente da EB1 PE do Estreito da Calheta fizeram, para celebrar este dia. Não se trata de um saco de pano bordado ou enfeitado com pinturas ou colagens como os que estarás com certeza habituado a ver, mas, de um simples cestinho elaborado com materiais reutilizáveis. Afinal, o que conta é a intenção!
Até breve…
EBR da EB1/PE Estreito da Calheta