Lenda da Nossa Senhora da Piedade
Reza a lenda que há muitos, muitos anos atrás, uma embarcação com marinheiros/pescadores estava a ser ameaçada por uma violenta tempestade. Os pescadores estavam muito preocupados pois o seu barco estava à beira de se despedaçar nas rochas da costa do Caniçal.
Em desespero, os pescadores fizeram uma promessa que caso sobrevivessem à tormenta iriam construir uma capela ou ermida dedicada a Nossa Senhora.
Como por milagre, a tempestade abrandou e o nevoeiro dissipou-se. Os pescadores conseguiram avistar terra, mais precisamente o Monte Gordo, local onde decidiram construir a referida capela.

Consta que a capela foi construída no século XVII, entre 1640-1650, no respetivo monte, tendo também o nome de Pico da Piedade. Por isso, ficou o nome de Nossa Senhora da Piedade.
Assim, por tradição, no 3º fim de semana do mês de setembro realiza-se esta festa religiosa.
No sábado, os peregrinos (pescadores), com os seus barcos decorados vão buscar a imagem da Nossa Senhora da Piedade, que está na referida capela e trazem-na no barco para a Igreja Matriz do Caniçal.


No domingo e após a missa, é realizada a procissão de barco, onde os peregrinos deslocam-se pelo mar para repor a imagem na capela terminando assim a festa.

Hoje em dia, os barcos enchem-se não só de pescadores, como dos familiares e outras pessoas onde é servido de comer e beber para celebrar esta festa.
Trabalho realizado pelos alunos
Centro de Dia do Caniçal
17/09/2025
