XXX Encontro Regional do 1º Ciclo do Ensino Básico Recorrente – EB1/PE De Carvalhal e Carreira

Os jogos tradicionais são uma parte fundamental da cultura e tradição do país. Tinham também uma importante função social, promovendo a interação entre as pessoas, o trabalho em equipa e o respeito pelas regras. Eram uma forma de fortalecer os laços comunitários e de promover a coesão social, através da partilha de momentos de diversão e convívio. Estes jogos eram uma forma de lazer e entretenimento para os nossos antepassados, que, nos seus poucos tempos de lazer, e numa época em que a tecnologia não existia e as opções de entretenimento eram limitadas, assim se divertiam com familiares e amigos.
É importante, no entanto, preservar e passar adiante essas brincadeiras para as gerações futuras, a fim de manter viva a nossa herança cultural e promover a saúde e o bem-estar através da atividade física e social.
Os jogos são conhecidos pela sua simplicidade, fácil acessibilidade e diversão, e muitos deles podem ser jogados sem a necessidade de equipamentos ou acessórios especiais.
Cada escola foi convidada a apresentar um jogo. Os nossos alunos dinamizaram o “Jogo do cocho”, onde apenas é necessário um casaco de tecido bem tapado. O jogo consiste no seguinte: um elemento fica sentado, colocando sobre as pernas o casaco aberto. Outro elemento voluntário, aproxima-se e coloca a cara sobre o casaco, onde será bem envolvida com este, por forma a não conseguir ver. Os restantes jogadores ficam à volta, a uma certa distância, sendo que aleatoriamente um dos jogadores dá uma palmada, com ou sem força, numa mão do jogador de cara tapada, que a tem sobre as costas, com a palma da mão virada para cima.
Posteriormente, o jogador descobre a cara e tenta adivinhar qual foi o jogador que lhe tocou. Caso acerte, o novo jogador vai cobrir a sua cara e continua o jogo. No caso de não adivinhar, volta a cobrir a cara com o casaco e o jogo prossegue.
Inicialmente o jogo começou com os nossos alunos a participar e posteriormente outras equipas das diversas escolas também participaram, uma vez que teriam de fazer uma gincana de jogos tradicionais.
À chegada do Sr. Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, o Sr. Diretor Regional de Educação e a Sra. Presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, o docente Jaime Andrade fez a visita guiada pela exposição dos Jogos Tradicionais, da sua autoria e deu-se início à apresentação das diversas atividades e a entrega dos certificados dos alunos de outras escolas, que concluíram o 1º Ciclo do Ensino Básico Recorrente. Ao finalizar o encontro, a Tuna do Carvalhal e Carreira presenteou os presentes com uma pequena atuação musical, apresentando um pouco do trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo nas aulas de música, com o objetivo de preservar e divulgar o nosso Património Cultural Imaterial. As entidades oficiais presentes, foram convidadas a participar com os alunos de outras escolas na animação.