O que é a inteligência artificial?
A inteligência artificial (IA) permite que os sistemas técnicos percebam o ambiente que os rodeia, pois tem a capacidade de reproduzir competências semelhantes às humanas a nível de raciocínio, aprendizagem, planeamento e criatividade.
Estes sistemas agem no sentido de alcançar um objetivo específico, lidando com problemas na sua perceção e resolução.
O computador recebe dados (já preparados ou recolhidos através dos seus próprios sensores, por exemplo, com o uso de uma câmara), processa-os e responde.
Os sistemas de IA são capazes de adaptar o seu comportamento, até certo ponto, através de uma análise dos efeitos das ações anteriores e de um trabalho autónomo.
A inteligência artificial divide-se em dois tipos:
- Relativa a software: assistentes virtuais, software de análise de imagem, motores de busca, sistemas de reconhecimento facial e de voz;
- Incorporada em hardware: robôs, carros autónomos, drones, ou aplicações no âmbito da internet das coisas;
A IA é:
- amplamente utilizada no fornecimento de recomendações personalizadas às pessoas, tendo por base as suas pesquisas, compras anteriores ou outro comportamento online, por exemplo;
- extremamente importante na área comercial – para otimização de produtos, planeamento de inventários, logística, etc.
Os motores de busca aprendem com a vasta entrada de dados, providenciados pelos seus usuários, para fornecer resultados de pesquisa relevantes.
Neste caso temos:
- os smartphones que usam a IA para fornecer um produto o mais relevante e personalizado possível;
- os assistentes virtuais que respondem a perguntas, fornecem recomendações e ajudam a organizar rotinas diárias tornaram-se omnipresentes;
O software de tradução linguística, baseado em texto escrito ou falado, confia na inteligência artificial para melhorar o fornecimento das traduções orais ou em legenda.
Em que situações a inteligência artificial está ou poderá ser utilizada?
Termostatos inteligentes aprendem com o nosso comportamento para economizar energia, enquanto os desenvolvedores de cidades inteligentes pretendem controlar o tráfego para melhorar a conectividade e reduzir os engarrafamentos.
Os veículos autónomos que já estão mais próximos da nossa realidade, já usam funções de segurança alimentadas por IA. A UE ajudou, por exemplo, a financiar o VI – DAS- um projeto relativo a sensores automatizados que detetam situações perigosas potenciais e acidentes. A navegação é em grande parte alimentada por IA.
Os ataques cibernéticos e outras ameaças cibernéticas já estão a ser reconhecidos e combatidos pelos sistemas de IA, com base na introdução contínua de dados, no reconhecimento de padrões e no retrocesso dos ataques.
No caso da propagação de vírus, neste caso a Covid-19, a IA tem sido usada no sistema de controlo térmico em aeroportos e em outros lugares para fornecimento de dados e localização do foco de infeção.
Na área da medicina, a IA pode ajudar a reconhecer a infeção através das radiografias computadorizadas da tomografia dos pulmões.
A deteção de falsas notícias ou desinformação por meio do controlo das informações nas redes sociais, a procura de palavras sensacionalistas ou alarmantes e a identificação das fontes fidedignas, certas aplicações de IA já as detetam.
Os investigadores desenvolveram um programa de IA para atender chamadas de emergência e que promete reconhecer uma paragem cardíaca durante a chamada de uma maneira mais rápida e com maior frequência em comparação com o envio de equipa médica.
O KConnect, é um projeto cofinanciado pela UE e que se encontra a desenvolver serviços de pesquisa e texto multilingues para auxiliar as pessoas a encontrar as informações médicas disponíveis e mais relevantes.
Muitas explorações agrícolas em toda a UE já utilizam a IA para monitorizar o movimento, a temperatura e o consumo de alimentos pelos animais.
Futuramente, A IA poderá alertar antecipadamente para as catástrofes naturais e permitir uma preparação e atenuação eficientes das consequências
Trabalho pesquisado por Nelson Pimenta
Centro de Dia da Penteada
Junho 2025