Pão-Por-Deus
EB1/PE Lombo dos Canhas, Ponta do Sol
A comemoração do Pão por Deus em Portugal, é uma tradição antiga; no dia 1 de novembro, Dia de Todos-os-Santos, as crianças saem à rua e juntam-se em pequenos grupos para pedir o Pão por Deus de porta em porta, com versos e lengalengas associadas a esta época. No fim, até se consegue ver alguma ligação e semelhanças com os ideais associados ao Dia das Bruxas ou Halloween (dos países anglo-saxónicos), no qual as crianças batem às portas pedindo doces ou travessuras (“trick or treat”).
O Dia de Todos os Santos era já chamado o Dia do Pão por Deus no seculo XV e nesse dia repartiam-se alimentos pelos mais pobres; este hábito ganhou força um ano após o grande terramoto de 1755 que destruiu completamente parte da capital (Lisboa) e que aconteceu justamente no dia 1 de Novembro, Dia de Todos os Santos. Nessa época, a fome e a miséria sentiam-se pela cidade e reforçou-se a necessidade de partilha de alimentos com os mais necessitados. Em 1756, as pessoas percorreram, assim, as ruas de Lisboa, batendo às portas e pedindo qualquer esmola, mesmo que fosse apenas pão. Dado o desespero, as pessoas pediram “Pão, por amor de Deus”. Em troca, muitos pedintes receberam pão, bolos, vinho e outros alimentos para honrar os seus mortos e pedir pela sua alma.
Os formandos partilharam experiências e conhecimentos acerca desta comemoração, de forma a se poder realizar uma verdadeira PARTILHA, valor associado à efeméride. Como forma de valorizar o valor da solidariedade e da partilha, realizou-se um pequeno convívio, onde cada pôde participar.