Despertar com a Idade
No dia 27 de março no âmbito do Dia Mundial do Teatro, os alunos do Ensino Básico Recorrente da Casa do Povo de Ponta Delgada apresentaram a peça de teatro “Despertar com a Idade” no Centro Cívico do Curral das Freiras. Este espetáculo, “IV Encontro do Teatro Musical Sénior”, organizado pela Casa do Povo de Curral das Freiras, teve como principal objetivo fomentar a união e a troca de experiências entre os participantes.
A nossa peça de teatro pretende transmitir que apesar das diversidades e dificuldades que enfrentamos diariamente, devemos sempre erguer a cabeça e seguir em frente, por mais difícil que seja. O enredo da peça de teatro tem uma mensagem baseada nas ocorrências do dia a dia. Perder os que amamos, lutar contra a doença nem sempre é tarefa fácil, porém nunca devemos desistir! É um apelo à expressão “Acorda para a Vida”, pois infelizmente o tempo passa e não devemos desperdiçá-lo com brigas, confusões, mas sim com a gratidão do dom da vida e por isso temos de cantar e desejar, como diz a letra da canção, o Bom Dia.
Também no dia 26 de abril, no âmbito do Dia Mundial do Livro, o grupo de teatro do EBR foi novamente apresentar a peça na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-escolar e Cresce de São Vicente (Ponta Delgada).
Na peça reformulamos a parte inicial, onde evocamos as tradições de antigamente. Os participantes recordaram a dureza do trabalho e as dificuldades que tinham os seus pais para garantirem o pão de cada dia sobre a mesa, nas famílias carenciadas. Hoje rimos desse passado e através do convívio, da alegria, da música, das tradições e destes relatos do “antigamente” pretendemos transmitir que tudo na vida é superado e que devemos dar valor ao que temos, pois ninguém tem a certeza se o amanhã virá. Neste contacto direto com as crianças foi possível falar de algumas profissões de antigamente e que hoje tendem a desaparecer.
Finalmente nesta passagem de testemunhos das tradições e da cultura focou-se no objetivo principal os valores da sociedade. É importante transmiti-los às novas gerações e por sua vez agradecer essa vontade de dar e receber novos conhecimentos. Foi com esta mensagem que terminámos a peça com um quente e sentido abraço, como foi possível registar em fotografia.
Casa do Povo de Ponta Delgada