Uma viagem que fiz e da qual gostei muito
Uma viagem que sempre me lembro com prazer e nostalgia foi a “viagem relâmpago” em Varigotti, que fica na Liguria, no norte da Itália, à beira do mar Tirreno.
Aconteceu que o meu filho, de regresso deste lugar onde passou as suas férias, disse que tinha reservado três dias no mesmo hotel onde ele tinha ficado, pois sentia-se muito agradecido e, ao mesmo tempo, queria dar-nos um presente de aniversário do nosso casamento.
No tempo certo, depois de duas horas e meia de carro, chegámos àquela vila de pescadores que tem cerca de 500 habitantes. Foi muito surpreendente para nós encontrar um lugar assim, ou seja, parecia fugir para trás no tempo. Trata-se de um “burgo saraceno” (aldeia sarracena) com edifícios quadrados de cores vibrantes.
Há um promontório com restos medievais do século XV que testemunham o seu passado histórico.
Além da magia dos edifícios, a paz e o silêncio atraíam-nos. Parecia uma “ilha feliz”, reservada, um pequeno refúgio longe da vida mundana.
Nas ruas elegantes e estreitas do centro e na praia, respirava-se um ambiente descontraído.
Poucas pessoas, uns pescadores, uns moradores… havia turistas, poucos. Era só cumprimentar e duas palavras. Pareciam todos caídos nesse contexto relaxante.
Não foi difícil estar na praia ao longo de todos os dias, mesmo que seja incomum para mim.
E à tarde, depois do jantar, um pequeno passeio nas ruas e um refrigerante à beira-mar. Nada mais, já estava preenchido o nosso tempo.
E pronto, os três dias voaram e chegou à hora de voltar à rotina diária.
Título: Uma viagem que fiz e da qual gostei muito
Categoria do artigo: texto de aluno
Autora: Duilia Graziano
Escola Básica e Secundária com PE e Creche Prof. Dr. Francisco Freitas Branco