Tradições de família
Com a vinda da missa do galo, por veredas escuras à beira da ribeira, por volta das 2 da manhã, tocavam a gaita e o rajão e cantavam pelo caminho chegando de madrugada a casa.
À volta da mesa, duas vezes ao dia, davam as graças a Deus, antes e depois das refeições, pelos defuntos e depois comiam pão amassado, carne de Vinho D`Alhos, café preto e cacau. Bebiam também um “grogue” de macia.
Na família de casa conversavam e cantavam até à hora do almoço.
Durante o almoço era servido canja de galinha, ensopado de galinha, frango assado na panela, arroz branco e fruta. Durante o dia era saboreado um bolo preto com licores.
Depois do almoço colocavam na mesa doces, licores, tremoços, azeitonas, laranjas cortadas aos quartos e ficava em cima da mesa o dia inteiro, sem nada retirar.
Na parte da tarde jogavam às cartas e por volta das seis horas iam dormir.
No dia seguinte, na primeira oitava, eram feitas as visitas a casa dos compadres levando licores, bolos, fruta e uma galinha. Faziam a refeição em conjunto e jogavam às cartas pela noite dentro. Pelas diversas casas apareciam os mascarados, de porta em porta, cantando e saboreando o que lhes era oferecido.