Conta-me como era…

Antigamente, durante a época dos nossos avós, o mundo era um pouco diferente, sobretudo no início e meados do século XX que foram marcados por duas terríveis guerras e emigração em massa de pessoas da Europa Central. Não se deve esquecer que foi também uma época de grande progresso tecnológico e de grande mudança nos padrões de vida na Europa e no mundo.

As famílias dos meus avós perderam metade de suas vidas para a pobreza, guerras, revolução na Rússia e doenças. A vida não era tão fácil como é hoje, mas eu sinto uma certa inveja de muitas coisas dessa época… As pessoas eram honestas e melhores do que são hoje… Elas tinham honra, coragem e coração para os outros. A vida era, provavelmente, mais lenta e calma.

Lembro-me que na casa de minha avó usavam artigos antigos, mas fiáveis. As roupas eram diferentes, sem fibras artificiais. Minha avó ainda tinha lençóis de cânhamo que é talvez a fibra têxtil vegetal orgânica mais forte e duradoura do nosso planeta!

As pessoas, antigamente, respeitavam o tempo, a comida e as outras. Após a Segunda Guerra Mundial, a minha pátria foi praticamente arruinada, quase 20% da população foi assassinada, incluindo quase toda a elite polaca. Não foi fácil viver e reconstruir o país mais devastado do mundo. Eles não jogavam as coisas fora, consertavam-nas e não produziam tento lixo. A vida familiar também era diferente: as pessoas apoiavam-se muito mais do que hoje. Havia também uma rígida divisão de responsabilidades, os homens trabalhavam fora e as mulheres cuidavam da casa – agora isso é uma raridade na Europa.

A vida pública também era diferente naquela época, embora fosse uma altura de grandes mudanças. As notícias eram publicadas em jornais e na rádio, não havia televisão, nem internet como hoje. As pessoas tinham entretenimentos diferentes e até tocavam instrumentos. Quase todos jogavam porque era um elemento importante da cultura e da educação. Como resultado, as pessoas conversavam com mais frequência. A escola também era diferente e ensinavam coisas úteis para a vida. Lembro-me de minha avó me ter mostrando a sua caligrafia ou caderno de cobrança. Ela sempre escrevia bem e contava de memória muito rapidamente. Minha avó, uma excelente cozinheira, ganhava dinheiro cozinhando comida para todas as famílias das redondezas, assim como a sua mãe – minha bisavó. Os produtos alimentares eram comprados no mercado ou provinham de um vizinho e mantidos por si mesmos, por exemplo: galinhas e coelhos. Quase todos eles tinham hortas e muitas conservas eram feitas para o inverno.

Título: Conta-me como era…

Categoria do artigo: texto de aluno

Autor: Arcadiusz Radołsaw

Escola Básica e Secundária com PE e Creche Prof. Dr. Francisco Freitas Branco

Figura 1: Ajuda aos pobres em 1926
Figura 2: Transporte de autocarro em Varsóvia em 1928
Figura 3: Panorama de Varsóvia em 1915
Figura 4: Panorama de Varsóvia em 1945
Figura 5: Orquestra de bandolins de 1928, o avô da minha esposa é o primeiro à direita.
Figura 6: O restaurante da estação, o terceiro da esquerda é o irmão da avó da minha esposa, em 1926
Figura 7: A avó e o avô da minha esposa numa viagem a Berlim no final da década de 1930