A vida no tempo dos meus avós
Os meus avós paternos viviam no campo, numa aldeia indígena localizada na Colômbia. As mulheres costumavam juntar-se para lavar a roupa junto ao rio e para teceram sacos chamados mochilas com fibras naturais.
Nessa altura, cultivavam muito milho, mandioca, bananas, abacate e tinham muitos animais, como por exemplo: galinhas, porcos, cães, cavalos, vacas, patos, cabras, pelo que, as famílias não tinham de comprar muitas coisas num supermercado. O sustento básico estava assegurado com a sua própria produção. Também não existiam grandes supermercados como existem hoje.
Os meus avós não tinham eletricidade, por isso acendiam uma fogueira para aquecer a casa, iluminá-la e cozinhar a comida. Iam para a cama pouco depois do pôr-do-sol e levantavam-se muito cedo com o primeiro grito do galo.
As famílias tinham muitos filhos e era comum que todos eles trabalhassem, mesmo quando eram muito pequenos, cada um podia sempre contribuir com algo para o bem-estar da família. Parecia, certamente, uma vida mais simples, mas ao mesmo tempo era ainda uma vida de trabalho árduo.
Título: A vida no tempo dos meus avós
Categoria do artigo: texto de aluno
Autora: Milena Fuentes
Escola Básica e Secundária com PE e Creche Prof. Dr. Francisco Freitas Branco