Uma viagem a caminho da Madeira

Ruth e Ian na Quinta das Lágrimas

Vou descrever uma viagem que fiz com o meu marido há 9 anos. Saímos do Reino Unido num voo para o Porto onde ficámos 2 noites. O hotel ficava na margem do Douro e tinha uma vista magnífica sobre a Vila Nova de Gaia e as casas do Porto mundialmente famosas.

No primeiro dia fizemos uma visita guiada ao Palácio da Bolsa que é um monumento nacional e tem uma bela arquitetura. Depois tomamos café e comemos crepes –  especialidade do café Majestic. Visitámos a Livraria Lello e depois admiramos os azulejos da estação ferroviária de São Bento.

No dia seguinte, fomos à cave do porto Graham para um passeio e degustação. Comprámos um porto tawny de 40 anos para comemorar o nosso 40º aniversário de casamento. Embora as francesinhas e as tripas sejam típicas desta região, não quisemos experimentar estes pratos.

No final da nossa estadia, apanhámos o comboio para Coimbra e reservamos 2 noites no hotel Quinta das Lágrimas. O hotel era soberbo, muito confortável e situado num ambiente bonito. Aqui conhecemos a história de D. Pedro e Dona Inês de Castro e visitamos a Fonte das Amores e das Lágrimas. O restaurante do hotel foi recomendado pela Michelin, então não havia necessidade de procurar outro lugar para jantar e atendeu a todas as expectativas.

Explorámos o Mosteiro de Santa Clara a Velha e o campus universitário, incluindo a biblioteca barroca. Naquela noite fomos a um concerto de Fado onde aprendemos a diferença entre os estilos de música de Coimbra e o fado lisboeta.

No dia seguinte fomos noutro comboio para Lisboa durante 3 noites. Mais uma vez, andámos pela cidade para conhecê-la. Fomos à Praça do Rossio, à Praça do Comércio, ao Museu Calouste Gulbenkian, ao Castelo de São Jorge, ao Elevador de Santa Justa, à ponte 25 de Abril e aprendemos muito mais sobre a cidade no centro histórico de Lisboa. Foi muito interessante, mas também muito turístico. Foi difícil encontrar bons restaurantes.

No dia seguinte apanhámos o metro e fomos até ao Mosteiro dos Jerónimos, à torre de Belém e ao Padrão dos Descobrimentos. Perto de Belém tomamos chá servido com um pastel de nata quentinho, polvilhado com canela. Delicioso!

O nosso próximo destino foi a Madeira para passarmos o Natal, mas vamos sempre recordar a nossa primeira visita a Portugal Continental.

Título: Uma viagem a caminho da Madeira

Categoria do artigo: texto de aluno

Autora: Ruth Margaret Homer

Escola Básica do 1.º Ciclo com PE e Creche do Porto Santo