Proteção marinha – EB1/PE Ribeira Brava

Ribeira Brava – 01-02- 2022

Atualmente, cerca de 40% dos oceanos são considerados densamente afetados por ações do homem.

A ONU propõe o que cada um de nós pode fazer para ajudar a reverter esse cenário:

1. Pare de beber água em garrafas de plástico

Você provavelmente já comprou uma garrafa de água e a jogou fora logo depois de bebê-la. Por dia, milhões de pessoas em todo o mundo estão fazendo exatamente a mesma coisa. A taxa média global de reciclagem de plástico é de 25%, o que significa que um volume enorme de lixo plástico vai parar nos oceanos — e, acredite, muitos desses resíduos são garrafas descartáveis de água.

São necessários pelo menos 450 anos para que uma garrafa plástica se decomponha e desapareça do meio ambiente. Você pode imaginar as consequências disso para a natureza. Em vez de continuar consumindo esse tipo de produto, substitua-o por uma garrafa de aço inoxidável que não seja descartável.

2. Não jogue beatas de cigarro na rua

Cigarros fazem mal aos humanos, mas você sabia que eles também fazem mal aos oceanos?

Por ano, 4,5 triliões de beatas de cigarro são jogadas no lixo em todo o mundo. Assim como as garrafas plásticas, muitas delas vão parar no mar e nas praias. Filtros de cigarro têm, em sua composição, milhares de substâncias químicas, que podem matar peixes marinhos e de água doce. Se você fuma, jogue sua beata numa lata de lixo e não, no chão da rua.

EB1/PE de Ribeira Brava