Dia de São Martinho (11 de novembro): histórias e tradições!

Com o objetivo de preservar, valorizar e dar continuidade às tradições populares, no ensino recorrente da Ribeira Seca, foram relembradas e registadas memórias de várias gerações.

Assim, sabendo que os nossos usos e costumes desempenham um papel fundamental no processo de socialização e formação da nossa identidade cultural, sendo a base para o desenvolvimento da cidadania, patriotismo e responsabilidade social, partilhamos saberes tão ricos em conhecimento.

Testemunho:

Durante muito tempo ouvia que o 11 de novembro era dia de S. Martinho. Já lá vão muitos anos e recordo com carinho. O meu avô me dizia “hoje vamos provar o vinho”. E se as castanhas fossem miudinhas a minha avó repetia: – “São tão boas assadas e quentinhas”. Nunca mais me esqueci de ditos tão engraçadinhos. Tenho tenho guardado, no baú da recordação e para não esquecer aos outros quero contar a nossa tradição. 

Quadras:

Estamos na época das castanhas
E do tempo fresquinho
Escusado será dizer
Que é a altura de São Martinho
 
O magusto, festa popular
Que une a pequenada
As castanhas fazem a festa
É a alegria da criançada
 
 
Há castanhas a assar
Ao lume a estalar
Que boas que elas são
Quentinhas na nossa mão
 
E na mesa composta
Bacalhau, batata-doce e castanhas
Tudo vamos provar
Para bem nos alimentar
 
E neste convívio
Estamos em harmonia
Como é bom ter esta tradição
Que nos alegra o coração
 
Vamos assim continuar
Com este dia de grande reinação
E aos jovens recordar
A lenda do cavaleiro corajoso
Por ser tão generoso

 

Texto em banda desenhada:

Numa tarde fria e chuvosa, um cavaleiro ia montado no seu cavalo quando avistou um mendigo.  De repente, parou ao pé dele. Pegou na sua mão gelada e muito magrinha. De imediato, decidiu cortar a sua capa a meio, cobrindo e agasalhando o peregrino. De seguida, montou no seu cavalo, todo satisfeito, pela boa ação praticada.   Entretanto, a chuva parou e surgiu um sol radiante. Diz a lenda, que durante três dias o sol aquece a terra, lembrando o verão de São Martinho.

EBR da EB1/PE c/ creche Eng. Luís Santos Costa – Machico