O TERCEIRO PERÍODO LETIVO: ENSINO À DISTÂNCIA

O terceiro período letivo revelou-se uma caminhada diferente e com muitos desafios, atendendo a que o ensino foi realizado à distância, devido à pandemia da COVID-19. Com a ajuda do nosso professor, adaptámo-nos rapidamente a esta nova forma de estar na escola e de aprender numa sala de aula virtual. De frisar que, em relação à nossa aprendizagem e atividades dinamizadas, fazemos um balanço muito positivo deste ano letivo que certamente ficará na nossa memória para sempre.

A aprendizagem que tínhamos realizado nos anos letivos anteriores sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) foi muito proveitosa no nosso quotidiano nesta fase da pandemia. Mesmo à distância estávamos sempre ligados pois através do Smartphone, computador, Whatsapp, Dropbox (já utilizávamos há vários anos) recebíamos as fichas de trabalho em formato digital na nossa pasta individual e realizávamos os exercícios. Depois, gravávamos o trabalho realizado para o professor corrigir. A correção dos exercícios era colocada no mural do Facebook num grupo fechado e reservado apenas aos alunos e professor. Foi muito interessante rever e aprender novos conteúdos através do Ensino à Distância.

Nesta fase em que devemos manter o distanciamento social e proteger-nos de possíveis contágios pelo novo coronavírus, a utilização do correio eletrónico e do Facebook permitiu-nos a comunicação com os nossos familiares e amigos que vivem perto e noutros países. A videoconferência também foi utilizada no Skype e Messenger do Facebook para as aulas síncronas, proporcionando-nos momentos de muita emoção e aprendizagem. O Youtube foi outro recurso multimédia ao qual recorremos para o visionamento de vídeos temáticos. Nesse sítio, realizámos inúmeras visitas de estudo virtuais e descobertas, aprendendo muito através dessa biblioteca digital internacional.

Ainda neste período letivo, realizámos atividades multimédia muito divertidas. Efetuámos pintura digital no Paint e jogos educativos no Kahoot. Estas atividades foram muito interessantes e valorizaram-nos enquanto aprendentes integrados na aldeia global do conhecimento. Continuámos a escrever artigos para o Jornal online: “O Mensageiro do Recorrente”, divulgando à comunidade educativa as atividades do Ensino Recorrente da Região Autónoma da Madeira.

Para além das atividades supracitadas, temos ainda a referir:

Continuámos a realizar a compilação das lendas que estudámos e os poemas que escrevemos no eBook da turma: “Lendas, histórias e poemas”. Este foi um trabalho de grande esforço e dedicação por parte de todos os intervenientes, mas o resultado deixou-nos muito satisfeitos. De salientar que a conceção do eBook teve em linha de conta uma consciência ecológica e de rentabilização de recursos materiais, sendo, portanto, amiga do ambiente e económica (vertente integrante do Programa Eco-escolas).

Sublinhamos que todas as atividades realizadas deram o seu contributo para atingir os objetivos e as metas do Projeto Educativo da nossa escola bem como os compromissos elencados na Carta de Missão da Sra. Diretora de Escola. A transversalidade das atividades permitiu-nos trabalhar os valores que o Projeto Educativo, “CRESCER COM VALOR(es)”, preconizou no presente ano letivo: Inclusão, Solidariedade e Autoestima. A Consciência Ambiental foi um valor trabalhado de modo transversal ao longo do ano letivo.

Por agora, terminamos e despedimo-nos, desejando a todos umas excelentes férias repletas de felicidade, paz, amor, amizade e muita saúde.

Até breve!

Um abraço forte e sincero dos amigos,

Alunos do 1.º CEB Recorrente da EB1 com PE e Creche do Porto Santo e Prof. Raimundo Vasconcelos