VISITA DE ESTUDO À EXPOSIÇÃO DE PINTURA: “REVOLTAS E MOTINS DA HISTÓRIA DA MADEIRA E PORTO SANTO”

A nossa visita de estudo à Exposição de Pintura: “Revoltas e Motins da História da Madeira e Porto Santo” ocorreu no dia 8 de novembro de 2019, pelas catorze horas e trinta minutos na Sala de Exposições do Edifício dos Paços do Concelho.

Primeiramente, fomos recebidos pela Exma. Sra. Presidente da Assembleia Municipal do Porto Santo, Dra. Fátima Silva, que nos realizou uma visita guiada pela referida exposição e nos elucidou sobre a importância da referida mostra de pintura.

Ficámos a saber que a referida exposição é um projeto artístico de Margarida Jardim. Nesse projeto, integrado nas Comemorações do Sexto Centenário da História do Arquipélago da Madeira, retratou-se oito momentos da nossa História insular, na qual se registaram tumultos populares e reivindicações de ordem económica, entre outras. Esses oito momentos históricos mais relevantes foram:

  1. Motim dos Profetas – 1533 (o maior motim de que há registo no Porto Santo);
  2. Motim – (A Fortaleza e a presença dos Castelhanos na Madeira) – Finais do Séc. XVI até meados do Séc. XVII;
  3. Revolta da Pedrada – 1868;
  4. Revolta da Parreca (Paróquias) – 1887;
  5. Motim da Cólera (Cholera Morbus) – 1894;
  6. Revolta da Farinha – 1931;
  7. Revolta da Madeira – 1931;
  8. Revolta do Leite – 1936.

Durante a nossa visita de estudo, foi maravilhoso contactar com eventos do nosso passado histórico e compreender que o povo do nosso arquipélago sempre reivindicou melhores condições de vida e dificilmente aceitou as ordens que vinham do exterior e punham em causa a sua dignidade e sobrevivência. Daí as revoltas e os motins que surgiram ao longo da nossa história insular.

Foi uma visita de estudo muito interessante, enriquecedora e inesquecível pois permitiu-nos recordar um passado que não está assim tão distante de nós.

Posteriormente, fomos convidados para um lanche e convívio com a Exma. Sra. Presidente da Assembleia Municipal do Porto Santo, Dra. Fátima Silva. Agradecemos, profundamente, toda a amabilidade e disponibilidade com que fomos recebidos.

Um bem-haja por tudo!


Alunos do 1.º CEB Recorrente da EB1 c/ PE e Creche do Porto Santo e Prof. Raimundo Vasconcelos