Visita ao museu Frederico de Freitas
Vivendo, aprendemos com as histórias dos outros.
Hoje vou escrever sobre a vida de uma pessoa que não conheci, mas que quando era pequena ouvi falar dele. Trata-se de um advogado que foi também notário. Trabalhou muito e ganhou muito dinheiro.
Estou de acordo que cada um investe o que ganha naquilo que mais prazer lhe dá. Este senhor gostava muito de obras de arte e antiguidades. A sua casa é um verdadeiro museu. Nunca eu tinha visto um conjunto tão grande de obras de arte.
Peças de madeira trabalhadas, de prata, coisas pintadas, laqueadas, etc, inclusivamente vi um quadro pintado sobre ardósia.
A situação da casa é muito boa. Foi comprada aos condes da calçada, hoje a maior parte dessa família vive em Lisboa e não tem filhos. Tem sobrinhos que amanhã vão brigar todos pela fortuna que deixaram os tios.
Vim para casa pensando nessa casa. Onde está o pessoal para limpá-la e o difícil que é atendendo às peças de madeira trabalhadas e à quantidade de escadas.
Faço um apelo às pessoas que não conhecem este museu, por favor visitem-no na Calçada de Santa Clara nº 7. Essa visita é grátis, condição imposta pelo fundador e oxalá gostem como eu gostei.
Maria Ivone, 86 anos