Dia da Alimentação

No passado dia 16 de outubro de 2019, comemorou-se o dia da alimentação com os alunos do ensino recorrente da EB1/PE Vale e Cova do Pico.
Os alunos estiveram muito empenhados e motivados nesta atividade, já que fizeram uma pesquisa acerca da nova roda dos alimentos, bem como das regras a ter em conta para uma alimentação saudável, equilibrada e variada por forma a prevenir doenças.
Sendo assim coloco de seguida algumas regras de uma boa alimentação.

Regras de uma boa alimentação

A Roda dos Alimentos orienta-nos para a seleção dos alimentos, mas é igualmente importante ter em atenção um conjunto de Regras Básicas de Alimentação.
● Tomar sempre o pequeno-almoço ao levantar.
● Fazer cerca de cinco a seis refeições por dia, em ambiente tranquilo, nunca ultrapassando um intervalo superior a três horas entre refeições.
● Evitar comer alimentos muito açucarados, tais como refrigerantes, bolos e outras guloseimas.
● Reduzir o consumo de sal e de produtos salgados ou com excesso de gordura, como enchidos, aperitivos, enlatados ou batatas fritas.
● Evitar o consumo de bebidas alcoólicas ou com adição de açúcar ou cafeína, preferindo água, os chás não açucarados ou os sumos naturais. O consumo de álcool é totalmente desaconselhado a crianças, adolescentes, mulheres grávidas e lactentes.
● Consumir preferencialmente alimentos cozinhados de acordo com a seguinte ordem:
Cozidos, se possível a vapor, grelhados, estufados (guisados) e assados, utilizando o mínimo de gordura na sua preparação, evitar os alimentos fritos.
●Rejeitar sempre as partículas queimadas resultantes da confeção dos alimentos, como acontece com grelhados, assados ou fritos.
●Comer devagar, tendo o cuidado de mastigar bem os alimentos.
● Evitar comer quantidades excessivas de alimentos numa só refeição para não sobrecarregar o estômago e dificultar a digestão.