O TERCEIRO PERÍODO LETIVO: UMA CAMINHADA CATIVANTE
O terceiro período letivo foi uma caminhada cativante, atendendo a que participámos em muitas atividades e dinâmicas de grupo que contribuíram para o nosso enriquecimento pessoal e aprendizagem.
As aulas com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) foram interessantes e muito proveitosas no nosso quotidiano. De relevar que a utilização do correio eletrónico e do Facebook permitiu-nos a comunicação com os nossos familiares e amigos que vivem noutros países. A videoconferência também foi utilizada no Skype, proporcionando-nos momentos de muita emoção e amizade. O Youtube foi outro recurso multimédia ao qual recorremos para o visionamento de vídeos temáticos. Nesse sítio, realizámos inúmeras descobertas e aprendemos muito através dessa biblioteca digital internacional.
Ainda neste período letivo, realizámos atividades multimédia muito divertidas. Efetuámos pintura digital no Paint e criámos alguns blogues. Estas atividades foram muito interessantes e valorizaram-nos enquanto aprendentes integrados na aldeia global do conhecimento. O Jornal online: “O Mensageiro do Recorrente” foi publicado no Facebook, divulgando, deste modo, as nossas atividades e as das outras turmas da Ilha da Madeira à comunidade educativa.
No que concerne ao Programa Eco-Escolas, realizámos uma visita de estudo ao belíssimo e único Mini Zoo Botânico da Quinta das Palmeiras (trinta de maio) para identificarmos a biodiversidade existente. Realizámos também uma visita de estudo à Praia do Ribeiro Salgado (vinte e um de junho) para comemorarmos o Dia Eco-escolas e observarmos a sua fauna e flora. A atividade do Dia Eco-escolas foi realizada, juntamente, com as restantes turmas do 1.º Ciclo. Colaborámos ainda na recolha de pilhas, embalagens, caricas de plástico, rolhas de cortiça e pequenos eletrodomésticos com as restantes turmas da escola. Com a chegada da primavera e do verão, elaborámos pinturas digitais alusivas a essas estações do ano. As atividades de expressão plástica foram muito criativas.
Para além das atividades supracitadas, temos ainda a referir:
No dia treze de maio, participámos numa atividade de sensibilização, intitulada: “Abelha vilã ou heroína”. Esta atividade relativa à apicultura pretendeu relevar a importância das abelhas na polinização das flores e no seu contributo para a agricultura.
O Dia da Família foi comemorado no Parque Florestal dos Salões, no dia quinze de maio. Foi uma tarde de absoluta e saudável confraternização.
De referir que no dia catorze de junho, participámos no XXVII Encontro Regional do Ensino Recorrente que decorreu na Escola Básica e Secundária de Jaime Moniz, no Funchal. Nesse evento, apresentámos um vídeo no qual os alunos falaram sobre a importância do Ensino Recorrente na sua vida. Demos também o nosso contributo para a Exposição da XXVII Edição do Encontro Regional do Ensino Recorrente, com um trabalho em poesia, intitulado: “600 anos de história da Madeira”. Esse poema foi recitado pela aluna Celestina Ornelas durante o referido evento.
No dia vinte e um de junho, participámos no jantar de final de ano letivo que ocorreu no Restaurante Campo de Golfe. Foi um momento de grande convívio entre todos os intervenientes.
Participámos também na segunda eliminatória e na Final dos Concursos, a nível da escola, “Ortografíadas” e “Matematicando”. Estas atividades revelaram-se um desafio muito interessante para todos nós.
Neste período letivo, continuámos a abordagem ao livro: “Lendas e Fábulas de Timor-Leste” de Helena Marques Dias, através da leitura, debate, diálogo e visionamento de imagens. A leitura desse livro permitiu-nos conhecer as lendas de Timor-Leste e a cultura desse povo.
De frisar que neste período continuámos a realizar a compilação das lendas que estudámos e os poemas que escrevemos no eBook da turma: “Lendas, histórias e poemas”. Este foi um trabalho de grande esforço e dedicação por parte de todos os intervenientes, mas o resultado deixou-nos muito satisfeitos. De salientar que a conceção do eBook teve em linha de conta uma consciência ecológica e de rentabilização de recursos materiais, sendo, portanto, amiga do ambiente e económica (vertente integrante do Programa Eco-escolas).
Sublinhamos que todas as atividades realizadas deram o seu contributo para atingir os objetivos e as metas do Projeto Educativo da nossa escola bem como os compromissos elencados na Carta de Missão da Sra. Diretora de Escola. A transversalidade das atividades permitiu-nos trabalhar os valores que o Projeto Educativo, “CRESCER COM VALOR(es)”, preconizou no presente ano letivo: União, Respeito e Tolerância. A Consciência Ambiental foi um valor trabalhado de modo transversal ao longo do ano letivo.
Por agora, terminamos e despedimo-nos, desejando a todos umas excelentes férias repletas de felicidade, paz, amor, amizade e muita saúde.
Até breve!
Um abraço forte e sincero dos amigos,
Alunos do 1.º CEB Recorrente da EB1 com PE e Creche do Porto Santo e Prof. Raimundo Vasconcelos